segunda-feira, 4 de março de 2013

Considerações- Conhecimento e formação da realidade: em busca de um mundo melhor - POPPER,Karl

No dia 14.02.2013 analisamos a obra de Popper, na qual há questionamentos sobre o que é conhecimento e a formação da realidade. Sendo que para o autor o conhecimento é a busca da verdade, rejeitando a ideia relativista na qual acredita-se que cada um possui sua verdade. Para se chegar na teoria mais verdadeira deve-se buscar os erros e eliminá-los da sua pesquisa.
Mesmo existindo uma verdade única, para o autor, não há a ideia de certezas irrefutávais. Afinal a certeza é algo subjetivo, enquanto que a verdade, mesmo que mutável a partir de métodos cientifícos, é algo objetivo.
Sendo que essa ciência mas objetiva é obtida através das Ciências Naturais, pois essa possui três eixos norteadores: parte de problemas que podem ser práticos tanto quanto problemas teóricos, busca o conhecimento através da verdade objetiva e não da certeza, além de lutar incessantemente contra o erro.
Em relação a realidade e a formação da mesma, Popper, direciona seus estudos dividindo o mundo em três partes: 1- Mundo físico, 2- Mundo psíquico ( consciente e inconsciente), 3- Mundo da cultura. Sendo que o mundo 1 é real devido a ação e reação, enquanto que o mundo 2 necessita do mundo 1 para existir, garantindo a realidade desse e o terceiro mundo é o impacto da junção do primeiro e segundo, isto é, o real é tudo aquilo que altera o comportamento das coisas ou seres. A formação da realidade é constituído da articulação desses três mundos. Através da linguaguem, é possível criar hipóteses argumentativas, sendo que essas interferem na evolução da ciência e na formação da realidade. Sendo que nós somos criadores dessa realidade, ao mesmo tempo que somos influenciados por ela, podendo ser criado um ambiente social baseado na paz.Algo necessário para a vida humana.