sábado, 16 de março de 2013

Contexto para a fundação da IPA



Num cenário de desenvolvimento das discussões acerca dos direitos das crianças, como os direitos políticos, econômicos, sociais e culturais, que foram legalmente instituídos, pela comunidade internacional, a partir da Convenção dos Direitos da Criança, em 1959, estruturada pela ONU, que organizações, empenhadas em garantir tais direitos, ganharam mais credibilidade e seriedade em seus trabalhos, como também, foram fundadas outras novas.
Nascida na Dinamarca em 1961, a IPA (International Play Association) surgiu de um grupo de pessoas que se preocupa com a "garantia dos direitos da criança e do adolescente". Presente em aproximadamente 50 países, a IPA firma parcerias com diversas organizações e colaboradores que sejam empenhadas em assentar e realizar a manutenção pelo Direito de Brincar da criança e do adolescente.

Seguem os links das informações supramencionadas:

1) http://www.facebook.com/redebrincar/posts/427662540624632
2) http://www.ipadireitodebrincar.org.br/  
 

PRÓXIMO PASSO: PROJETO.

Até aqui, o nosso grupo procurou pontuar as principais questões dos textos apresentados em sala de aula. Divimos os textos entre os membros e criamos um canal de diálogo entre as postagens e seus comentários .

Agora, como também é tarefa deste grupo elaborar um projeto que discuta o sub-eixo "Estado, Sociedade e Mercado", daremos continuidade e concentraremos nossa atenção à discussão sobre o projeto BRINCAR.

Nossa intenção é mostrar para o leitor como surgiu a oportunidade de ser estruturado (o BRINCAR) e quais as questões que permeam sua articulação. Logo de cara, podemos sinalizar que os principais agentes mobilizadores são: Volkswagen e a IPA (International Play Association).

No próximo post faremos uma sucinta apresentação dos agentes mobilizadores e do próprio BRINCAR.