Ações sociais
promovidas pela iniciativa privada são responsáveis pela criação
e manutenção de projetos que sejam destinados à sociedade. Que
além de proporcionar maior contato à cultura, educação, geração
de empregos e renda, estes projetos funcionam como aparatos de
diminuição de desigualdade social e violência para a população*.
É nesta linha de
raciocínio que leis de incentivos fiscais são promulgadas, como por
exemplo a FUMCAD [Lei 8,069/90](Fundo Municipal dos Direitos da
Criança e do Adolescente [...])**, que permite a Pessoa Jurídica
deduzir 1% do seu Imposto de Renda (IR) e a Pessoa Física até 6% do
IR, mediante a comprovação de doação ao FUMCAD***.
Para as indústrias
(Pessoa Jurídica), esta Lei tem caráter acumulativo com outras que
também incentivam ações sociais, como a Lei Rouanet (incentivo à
cultura)***. O benefício das empresas em aderir a estas leis, além
da dedução de impostos, está no seu consumidor em identificar na
marca o engajamento em questões culturais e sociais.
Para o Estado, estas
iniciativas são agentes do desenvolvimento social da comunidade,
pois, como dito no início, oferecem a aproximação e interação da
sociedade à cultura, lazer, educação, geração de emprego e
renda, afastando, assim, a desigualdade social e a violência do dia
a dia das pessoas.
________________________________________________________________________
* Incentivo Fiscal: Uma abordagem sobre a sua utilização em projetos sociais. Disponível em: http://www.meioambiente.org.br/documentos/Incentivo_Fiscal_GIRS.pdf
**
Redação
Administradores, Assessoria, 26 de outubro de 2009. Disponível em:
http://www.administradores.com.br/noticias/administracao-e-negocios/driblando-a-crise-empresas-recorrem-a-leis-de-incentivo-fiscal-para-continuar-investindo-em-responsabilidade-social/27151/
http://www.administradores.com.br/noticias/administracao-e-negocios/driblando-a-crise-empresas-recorrem-a-leis-de-incentivo-fiscal-para-continuar-investindo-em-responsabilidade-social/27151/
*** Responsabilidade Social. Destinar o IR muda o destino da nossa sociedade. Disponível em: http://www.ia3.org.br/campanha_destinacao2011.pdf
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