quinta-feira, 28 de março de 2013

Vantagem competitiva


Um outro ponto interessante a ser levado em conta, é a questão da vantagem competitiva das empresas ao investirem em ação social.  Responsabilidade Social Corporativa não está associado apenas à questão da filantropia, como foi citado no post anterior da Sara Rodrigues, sendo que cada ação está associada aos interesses econômicos da própria empresa para se obter uma vantagem competitiva em relação a outras.
Complementando a idea citada no post anterior, vou citar algumas características que as empresas socialmente responsáveis devem possuir:
- A questão da pluralidade. A empresa não deve apenas atender aos seu acionistas, mas corresponder de forma positiva para a sociedade, governo e se atentar, hoje em dia, à questão ambiental. Esses fatores legitimam a empresa no mercado.
- A questão da distribuição. A empresa não deve se atentar à questão da responsabilidade social apenas no seu produto final, mas em toda a cadeia de produção. Fazendo valer seus códigos de ética aos produtos e serviços usados ao longo de seus processos produtivos.
- A questão da sustentabilidade.O conceito de sustentabilidade não se aplica somente às questões ambientais.O desevolvimento sustentável está relacionado à parcerias duráveis.Uma atitude responsável em relação ao ambiente e à sociedade,  garante a não escassez de recursos e amplia o conceito a uma escala mais ampla.
-A questão da transparência. A empresa deve divulgar sua perfomance social e ambiental , os impactos da sua atividade e a maneira como a mesma reduz/soluciona impactos negativos e previne acidentes, nos diferentes âmbitos.

Essas quatro questões acopladas é que certificam a ideia de Resposabilidade Social Corporativa. Sendo que ao ser uma empresa com resposabilidade social, a mesma ganha mais adeptos favorecendo os interesse econômicos dos seus acionistas, além de corresponderem de forma positiva às necessidades da população.

Informações retiradas do Portal da Responsabilidade Social- acessado em 27.03.2013
http://www.responsabilidadesocial.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário